Os acadêmicos do 7º semestre do curso de Biomedicina apresentaram no último dia 19, seus projetos de pesquisa que contemplam o início das atividades do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Alocados nas salas 206 e 215 do Bloco B, os alunos fizeram a exposição de seus trabalhos para uma banca examinadora composta por seu orientador e pelos professores convidados. Diversas áreas de atuação do biomédico foram contempladas: Toxicologia, Análises Bromatológicas, Farmacologia, Imunoterapia, Hematologia, Biologia Molecular, Bioquímica e Análises Clínicas.

Os seguintes docentes do UniSALESIANO participaram das bancas examinadoras tecendo valiosas contribuições para a continuação das pesquisas: Leandro Paschoali Rodrigues Gomes, Gizela de Carvalho Ros de Oliveira, Patrícia Queiroz Santos, Luciana Máximo Paschoali, Francisco de Assis Andrade, Gislaine Ogata Komatsu, Luiz Alberto Asato, Edvannia dos Santos Silva, Antônio Henrique Semençato Junior, Silvio Fernando Guideti Marques, Adriana Carolina Rodrigues de Almeida Silva e Daniela Ramos Rodrigues.

Segundo o coordenador do curso de Biomedicina, Profº Silvio Fernando Guideti Marques, trata-se de um momento muito importante, pois há troca de conhecimentos e experiências visando engrandecer as pesquisas, além dos acadêmicos “treinarem” a exposição de seu trabalho para uma banca examinadora.

Os temas apresentados trouxeram os seguintes apontamentos:

– Uso de metilfenidato (ritalina) em estudantes universitários de diversas séries da graduação da área de ciências da saúde;

– Avaliação da qualidade de leites in natura comercializados no município de Lins/SP;

– Conhecimento dos pais sobre os medicamentos psicotrópicos utilizados pelos filhos especiais no Ensino Fundamental II;

– Aplicações básicas da biologia molecular no diagnóstico da anemia falciforme;

– Imunoterapia com células dendríticas como tratamento para diversos cancros;

– Alterações no perfil lipídio e hepático devido ao uso do medicamento isotretinoína para tratamento de acne vulgar;

– Anemia em pacientes com insuficiência renal crônica em hemodiálise em um hospital no interior paulista no ano de 2020;

– Hemoglobina glicada em pacientes com anemia falciforme;

– A importância da hemoglobina glicada no controle diabético;

– Conduta dos profissionais da saúde que realizam a coleta sanguínea do público infantil: uma abordagem multidisciplinar.

Além disso, enaltece-se o excelente trabalho desenvolvido pela Profª Jovira Maria Sarraceni na preparação e condução do Seminário, bem como, na orientação técnica de todas as pesquisas propostas. E os orientadores e acadêmicos pela qualidade das apresentações e relevância de temas que, certamente, contribuirão ainda mais para a formação profissional dos futuros biomédicos.