Na última sexta-feira, dia 21 de março, o curso de Biomedicina deu seguimento ao seu Projeto de Extensão “Biomedicina na Comunidade” através de ação nas dependências do Grupo AMB Bag, unidade de Guaiçara/SP, atendendo cerca 100 colaboradores locais.

A atividade extensionista teve a supervisão da Biomédica Profª Ma. Edvannia dos Santos Silva, sendo promovidos os seguintes exames: aferição da Glicemia Capilar, da Pressão Arterial, Saturação de Oxigênio e Cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) dos trabalhadores. Também foi ressaltada a importância da realização de exercícios físicos regulares e a realização dos exames de rotina para diagnóstico e/ou monitoramento de doenças crônicas como, por exemplo, Diabetes, Hipertensão e Hiperlipidemia.

Além disso, o projeto de extensão focou na conscientização da prevenção do Câncer de Colo Uterino em menção ao Março Lilás, frisando a importância da realização dos exames preventivos anuais de Papanicolaou para o público feminino.

Segundo a Profª Edvannia “O câncer de colo uterino é o terceiro tipo mais incidente entre mulheres, sendo o principal causador, o Papilomavírus Humano (HPV).  Diante disso, é importante que mulheres com vida sexual ativa e principalmente aquelas da faixa etária entre 25 e 64 anos realizem o exame preventivo e de rastreamento, um excelente teste que consiste na avaliação da morfologia e de alterações das células do colo do útero”.

A Profª Edvannia agradece o Grupo AMB Bag pela preciosa parceria com o curso de Biomedicina do UniSALESIANO, bem como, aos seus colaboradores pela calorosa recepção e participação na extensão “Biomedicina na Comunidade”, que configurou um momento muito construtivo e especial, principalmente, para que os acadêmicos colocassem em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso e fazer “jus” ao código de ética do Biomédico, como sendo “um profissional a serviço da saúde e da ciência”.

Para o coordenador do curso, Profº Silvio, o projeto de extensão “Biomedicina na Comunidade” vem se consolidando como uma ação de grande relevância, pois contribui com a saúde desses trabalhadores, já que os mesmos podem não ter a devida disponibilidade para procurarem auxílio em locais de serviços em saúde”. Além disso, faz com que os acadêmicos atuem além do laboratório, prestando serviço à comunidade, promovendo saúde e informações.