No último sábado, dia 30, o curso de Biomedicina prestigiou o “VII Encontro de Biomedicina da Região Metropolitana de Sorocaba/SP”. Na ocasião, um total de 25 acadêmicos, acompanhados pelo coordenador do curso, Profº Drº Silvio Fernando Guideti Marques, partiram às 0h00 em micro-ônibus locado com destino àquele município.

            O evento, que a exemplo do “Encontro de Biomedicina da Região de Lins/SP, é realizado em parceria com o Conselho Regional de Biomedicina da 1ª Região (CRBM1) e a Associação Paulista de Biomedicina (APBM), abordou diversos temas de interesse da profissão: (a) O Laboratório de Saúde Pública e os novos métodos para o diagnóstico da tuberculose; (b) A atuação do Biomédico na Reprodução Humana Assistida; (c) Documentos de Responsabilidade em Biomedicina: a chave para reduzir riscos judiciais; (d) Biomédicos e Peritos: uma aliança pela verdade científica no crime; (e) Harmonização Glútea através do método Top Glúteo; (f) Biologia Molecular Aplicada: do diagnóstico de doenças ao desenvolvimento de biológicos personalizados.

Para o acadêmico Erick Marlon Magella Jerônimo, do segundo termo do curso de Biomedicina, “participar do Encontro de Biomedicina da Região de Sorocaba/SP foi uma experiência enriquecedora, proporcionada pelo curso de Biomedicina do UniSALESIANO/Lins, que nos incentiva a buscar sempre mais: o evento ampliou minha visão sobre as diversas áreas da Biomedicina, trouxe trocas que vão além do aprendizado técnico e fortaleceu amizades, além de abrir novas conexões para o futuro. Mais do que conhecimento, essa vivência reforçou meu orgulho de fazer parte do curso e a certeza de que estamos construindo juntos uma trajetória de impacto”.

A acadêmica do quarto termo de Biomedicina, Gabriela Mortarello Martins, relatou que “sua experiência foi incrível: assisti palestras que abordaram diferentes temas da área e ampliaram muito meu conhecimento. Foi uma oportunidade enriquecedora de aprendizado e também de contato com profissionais inspiradores. Saí do encontro muito motivada e ainda mais apaixonada pela Biomedicina”.

Outro depoimento que merece destaque é da acadêmica Ana Carolina Cunha dos Santos, do segundo termo do curso de Biomedicina: “participar da viagem para o Encontro de Biomedicina de Sorocaba foi uma experiência enriquecedora e cheia de aprendizados. Tive a oportunidade de aprender um pouco mais, de forma interativa e acolhedora, acerca das diferentes áreas de atuação do biomédico, apresentadas por profissionais inspiradores. Foi um momento valioso de troca de conhecimento, compartilhado de maneira clara e marcante, e contribuindo muito para nossa formação”.

O Profº Silvio destaca que, desde o momento da concentração defronte ao UniSALESIANO antes da partida para Sorocaba, era notável o nível de felicidade dos acadêmicos. Acrescenta que “colaborar com a complementação da formação acadêmica através da participação em eventos científicos presenciais, além de agregar conteúdo e experiência nas áreas de habilitações biomédicas, culmina em conhecer outros profissionais que podem abrir novas portas para os futuros egressos”.