Foi apresentado, no contexto da disciplina de Biomedicina Estética, a confecção de maquetes acerca de aspectos anátomo-fisiológicos da pele pelos acadêmicos do 8º semestre. O uso de maquetes como metodologia ativa no processo de ensino/aprendizagem coloca o aluno como protagonista de seu próprio aprendizado, transformando conceitos abstratos em representações tridimensionais concretas e estimulando o raciocínio espacial e a criatividade. A prática, realizada em 29 de setembro, por si, facilita a compreensão de conteúdos complexos, promove a interação entre teoria/prática e torna o ensino mais participativo e engajador, em particular, quando a construção é realizada pelos próprios estudantes com materiais diversos.
A docente responsável pela disciplina, Profª Drª Luciana Marcatto Fernandes Lhamas, descreve que o projeto foi oferecido aos acadêmicos como forma de estudo para avaliação: “De acordo com os conteúdos trabalhados em sala de aula, solicitei que os alunos os apresentassem em forma de maquetes, pois teriam que pesquisá-los, criassem materiais representativos, trabalhassem em equipe e, ao final, apresentassem sobre o referido tema”. Assim, os acadêmicos apresentaram seus trabalhos uma semana antes da primeira avaliação bimestral, relembrando conceitos diversos e, ainda, compartilhando conhecimento com os demais colegas de turma.
Dessa forma, a construção de todo trabalho estimulou o interesse educativo, possibilitando a consolidação, de forma prática e criativa, de conceitos complexos da área. Ressalta-se, ainda, que as maquetes serão utilizadas em futuras aulas de mesoterapia (intradermoterapia), área que demanda o conhecimento das camadas da pele e suas particularidades para a aplicação de ativos cosméticos.
O coordenador do curso de Biomedicina, Profº Silvio Fernando Guideti Marques, parabeniza os acadêmicos pelo excelente trabalho realizado na construção das maquetes, bem como, a Profª Luciana Marcatto pela iniciativa e metodologia de ensino bastante interativa para um assunto tão importante e complexo.