Os alunos de Psicologia do 5º semestre tiveram uma atividade prática muito especial, dentro da disciplina Diversidade e Inclusão, da profa. Bruna Barbosa. A atividade foi realizada na noite de 06 de abril, no auditório Dom Bosco e contou com os acadêmicos convidados de Fisioterapia, Educação Física, Nutrição e Enfermagem.
O tema abordado foi Diversidade e Inclusão na Prática: Vivências e Experiências das Pessoas com Deficiência e contou com pacientes atendidos pelo Projeto de Extensão Salesiano “A Integração do Deficiente Físico na Sociedade, Através do Esporte” Marli de Moraes Gonçalves, Flávio Tabian, João Rodrigues da Conceição, Caio Leonardo Cardoso Andrioti, Agnaldo Martins Catão, Vera Lúcia Gomes, Débora Cristina de Oliveira e Gilmar Gomes Ferreira, acompanhados da professora: Prof.ª Ma. Ana Cláudia de Souza Costa, supervisora do projeto.
No primeiro momento foi realizado um bate-papo com os PcDs para compartilharem as suas experiências, dificuldades e limites que encontram no seu dia a dia. De acordo com a Profa. Bruna, os relatos foram maravilhosos, pois mostraram a alegria de viver, a superação que os pacientes conquistam em suas rotinas, contagiando a todos com diversas formas de se ver a positividade na vida.
Posteriormente os estagiários João Vitor, Douglas e Maria Heloisa do curso de Educação Física desenvolveram dinâmicas destinadas a pessoas com deficiência, com os acadêmicos e convidados (PcD), nas quais os alunos puderam perceber a dificuldade de executar os movimentos por si sós.
Ao final, os graduandos da Psicologia entregaram uma lembrança (Kit Salê: Copo institucional Azul, Caneta e mimo) aos convidados e distribuíram a todos da plateia uma fita verde (referente ao mês Setembro Verde = Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, com mensagem: “A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades”. Paulo Freire).
A professora Bruna finaliza: “Agradeço a participação de todos convidados e alunos. Meu agradecimento especial a Prof. Ana Elisa, Prof. Hilinho e a Prof. Ana Claudia que de prontidão aceitaram e apoiaram a atividade.
Esta vivência foi imprescindível, uma vez que, a “leitura do mundo precede a leitura da palavra” (Freire,1989). Ouvir os testemunhos e as trocas de experiências nesta noite só reforçou a importância do trabalho interdisciplinar, a troca de conhecimento juntamente com a vivência da prática e que ser diferente não é um problema, mas o problema estar em ser tratado diferente! ”.