Os alunos do 7º semestre do curso de Publicidade e Propaganda apresentaram seus trabalhos da disciplina de Design Thinking, da professora Sandra Regina Silva, na noite de 31 de maio.

Durante o semestre, os estudantes criaram frase lema e avatar do grupo (fase 1); conversaram com vizinhos sobre os problemas da cidade de Lins para a criação do mapa da empatia (fase 2); desconstruíram um  problema identificado, com a metodologia design thinking (fase 3); entrevistaram um especialista e dois potenciais beneficiários (fase 4); criaram duas personas, que são os clientes (fase 5); elaboraram o projeto do protótipo com ferramentas audiovisuais para facilitar a compreensão da ideia inovadora (fase 6) e por fim, defenderam a ideia (chegada). A professora Sandra explica que a divisão do projeto em fases facilitou a realização das atividades dos grupos, com a compreensão da interdisciplinaridade do design thinking e da publicidade.

O aplicativo Helpi para auxiliar pessoas em situação de insegurança é o melhor projeto da 2ª edição do Desafio Design Thinking, realizado pelos estudantes do 7º semestre de Publicidade e Propaganda do UniSALESIANO Lins. O protótipo obteve 58,8% dos votos dos estudantes. Foi possível testar as funcionalidades do aplicativo por meio de link disponibilizado pelo grupo.

O projeto Futurando é o segundo mais votado da sala, com 17,6% dos votos. O grupo apresentou a jornada do cliente no Futurando, uma proposta de evento gratuito para jovens de 14 a 24 anos com o objetivo de divulgar conhecimentos sobre gestão financeira e pessoal, informática básica, direito do trabalhador e gestão de recursos humanos.

O terceiro é o storyboard do projeto Abrigar, com 11,8% dos votos. A proposta é de proporcionar inclusão social para pessoas em situação de rua com a distribuição de alimentos e quartos para hospedagem dessa população.

Os votos restantes foram para o storytelling de proposta de expansão da ONG Nova Canaã de Lins, com a criação de horta, cozinha e chuveiros para pessoas em situação de vulnerabilidade e para o storyboard do projeto ONG Eu Faço Parte, de troca de produtos e serviços dos moradores do bairro Rebouças, em uma proposta de evento com barracas que poderia ser realizado na praça do bairro para a geração de renda, lazer e interação dos moradores.

Os protótipos apresentados são ferramentas audiovisuais utilizadas no design thinking, a metodologia de pensamento do design. De acordo com o professor e coordenador do curso de Publicidade e Propaganda do UniSALESIANO Lins, João Artur Izzo, essa é uma das tratativas que buscam trazer um olhar acadêmico para os problemas locais e a busca por resoluções. “Design Thinking é a abordagem que tem como intuito trazer inovação. Por meio dela, é possível extrair insights, melhorias e novas ideias para otimizar os processos e atividades”. O coordenador parabeniza a professora Sandra e os acadêmicos do 7º semestre pelos excelentes trabalhos.