Acadêmicos do 10º semestre do curso de Enfermagem do UniSALESIANO, juntamente com as professoras Ana Claudia Marques, Viviane Bastos, Ludmila Balancieri e Patrícia Crivelaro, realizaram o “Flash Mob” Setembro Amarelo, pensando em conscientizar e levar informações aos demais acadêmicos e colaboradores da Instituição em Lins, na noite de 12/09.
Setembro Amarelo é uma Campanha de Prevenção ao Suicídio, iniciada em 2015, com iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria. O intuito é criar um período no ano em que a sociedade possa debater, ter conhecimento sobre o tema e seja alertada sobre a prevenção do ato.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio no mundo, sendo a segunda principal causa de morte entre indivíduos com faixa etária entre 15 e 29 anos. Assim, é considerado um problema de saúde pública em nosso país.
O termo flash mob é usado para se referir a aglomerações de pessoas em certo lugar para realizar determinada ação inusitada, de forma instantânea. Podem ser organizados por meio de redes sociais, e-mails ou outros meios. Ou seja, são intervenções e mobilizações urbanas.