Em 29 de fevereiro, a Professora Viviane Cristina do Nascimento Bastos, docente nos cursos de Enfermagem e Biomedicina, concluiu o seu doutorado pela Faculdade de Medicina Botucatu (FMB) – Unesp.
A tese foi apresentada no Programa de Doenças Tropicais da FMB teve como título: “Etiologia e resistência em infecções bacterianas adquiridas na comunidade: uma abordagem espaço-temporal”. A tese avaliou a resistência microbiana encontrada nas culturas de pacientes que passaram pelos ambulatórios e prontos socorros do Hospital das Clínicas de Botucatu entre anos de 2005 a 2023 e foram avaliadas mais de 20.000 culturas. A pesquisa comparou dois momentos na utilização de antimicrobianos no Brasil, o primeiro com a publicação da RDC 44, que obriga a retenção de receitas de antimicrobianos pelas farmácias e o segundo a decretação da pandemia de Covid-19. Uma das constatações importantes foi o impacto da pandemia na resistência microbiana (RMA) na comunidade.
A banca avaliadora foi composta pelo orientador, Dr. Carlos Magno Castelo Branco Fortaleza, pelos professores da Faculdade de Medicina de Botucatu, a Dra. Lenice do Rosário de Souza e Dr. Gabriel Berg de Oliveira. Contou ainda com a participação de professores externos, a Dra. Rosely Moralez de Figueiredo (Departamento de Enfermagem da UFSCAR) e o Dr. Fernando Belíssimo do Departamento de Medicina Social da USP de Ribeirão Preto.
De acordo com a Profa. Viviane: “defender o doutorado constitui, sem dúvidas, um marco na vida acadêmica. Trata-se de um processo de crescimento acadêmico, mas também pessoal, pois permite a convivência com pessoas e profissionais de grande conhecimento, mas também de bondade e abnegação incríveis. Observar que o resultado de sua tese, contribuirá para controle de um grande problema de saúde pública, que é a resistência microbiana, é sensacional! ”.