Partiu da iniciativa de um grupo de amigos, sendo quatro coletores de recicláveis e dois vizinhos moradores do bairro Bom Viver III), com o objetivo de que o Jornal possa ser uma ferramenta de comunicação interação com os moradores do território local e de outros territórios, abordando questões comum a todos.

O grupo contou com incentivo e apoio do Comitê Linense de Vigilância Ambiental em Saúde – COLVAS e do Núcleo Regional  da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação – ABPEducom Lins na gestão da comunicação durante o processo da produção do Jornal  na perspectiva da Educomunicação.

Nesta 1ª edição do Jornal o grupo fala de suas vivências como coletores de material reciclável, aborda a questão de se criar uma cooperativa no bairro e desabafa sobre os lixos descartados e acumulados de forma incorreta no bairro.

O grupo é muito grato ao Paulinho e sua esposa Solange do supermercado Bom Viver, que colaboraram com a tiragem de 3.000 exemplares desta primeira edição.

De acordo com Joelita Rocha, presidente do COLVAS, colaborar com o projeto do jornal é uma satisfação imensa, porque no bairro Bom Viver mora sua família, lugar onde cresceu e tem amigos de infância, alguns deles trabalham como coletores de reciclagem. “A ideia do jornal surgiu durante os bates papos na calçada, onde por meio de planejamento se materializou a 1ª edição, com patrocínio do comercio local, muito apoio, incentivo e suporte para que esta iniciativa se consolide no Município, lembrando que o UniSALESIANO é uma das organizações que compõe o COLVAS”.

Na foto:

Maria José Palmeira Rocha que disponibiliza espaço para as reuniões do da equipe do jornal.

Maria de Lourde (Liu) – Coletora de recicláveis e uma das produtoras do jornal

Pe. Paulo Vendrame – reitor UniSALESIANO

Silvia Andrade – vice presidente COLVAS

Joelita Rocha – presidente COLVAS

Lucas Sulino – representante da agência jovem de notícias