Realizou-se nos dias 15 e 16 de setembro, nas dependências do UniSALESIANO, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT). O evento anual é organizado pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), e tem como objetivo a reflexão sobre temas dos cuidados de saúde, prevenção de acidentes de trabalho e saúde ocupacional.

As temáticas escolhidas para este ano foram os autocuidados e saúde mental, e quanto estes fatores influenciam nossa vida como um todo. Para o dia 15/09, tivemos duas valiosas apresentações, com a engenheira de segurança do trabalho e representante da CONSEG, Larissa Foschi Sponton Manhani, e a advogada e ex-aluna do UniSALESIANO Lins, Maria Carolina Cavalcante de Oliveira, sobre Acidentes de Trabalho X Acidentes e Percurso, onde o tema foi analisado tanto em seus aspectos preventivos, como sob a ótica jurídica.

No segundo dia 16/09, a temática foi a saúde mental, com a apresentação do psicólogo e docente do UniSALESIANO, professor Alexandre Victor Romero, que nos apresentou uma interessante reflexão filosófica sobre a percepção de si e do outro e a resolução de conflitos. Os colaboradores reunidos puderam refletir sobre os aspectos importantes da convivência, e das relações de trabalho. Foram momentos de reflexão, informação e entretenimento, com dinâmica de grupo, sorteio de brindes, comes e bebes e um delicioso pão de mel em forma de um mimo para todos.

Momento oportuno onde foram também apresentadas as ações de responsabilidade social, propostas este ano. A assistente Social Josiane de Souza Vancin destacou a importância destas ações, bem como os locais sugeridos para a execução das atividades dos colaboradores. Fundamentada na filosofia de Dom Bosco do prevenir e do cuidar, a instituição sempre presente em nossas solicitações, valorizando a importância destes momentos.

 

Relato da palestrante, Advogada e ex-aluna: Maria Carolina Cavalcante de Oliveira:

“É de grande valia eventos como a SIPAT, isso porque tanto a empresa quanto seus funcionários aprenderem sobre direitos relativos ao trabalho. Entender sobre acidentes de percurso promove aos funcionários a consciência de seus direitos e de seus deveres de proteção consigo mesmo. Foi uma ótima iniciativa do UniSALESIANO e foi espetacular a participação e interação de todos os funcionários. Foi um grande prazer como ex-aluna retornar a casa que me formou para esse evento tão importante. ”

 

Relato da colaboradora Raquel Hortêncio Guimaraes:

“Eu achei as duas palestras muito pertinentes, o primeiro dia enfatizou a estimulação do colaborador a tomar atitudes mais conscientes e preventivas em relação ao seu local de trabalho, utilizando os recursos disponibilizados como os EPIs e as orientações técnicas, evitando um acidente ou alguma doença ocupacional, comprometendo assim tanto a empresa como sua integridade física. No outro dia o entendimento do quanto é importante nos relacionarmos uns com os outros de forma mais saudável e produtiva, sabendo os limites do pessoal e profissional, respeitando o espaço individual de cada um, mesmo que eu não concorde com o outro, mas tenho que respeitar sua opinião, com o intuído maior de desenvolver um trabalho e relacionamento de qualidade, não tornando o outro um objeto e sim um colaborador para o crescimento coletivo. ”

 

Sandra F. Gonçalves de Araújo Montagnoli (Presidente da CIPA)