Na sexta-feira (18/08), durante a reunião ordinária do Conselho Inspetorial, Inspetor e conselheiros definiram a Logo que será usada em comemoração ao aniversário de 130 anos da chegada dos primeiros salesianos a Cuiabá (MT) e o início da Missão Salesiana de Mato Grosso. Também ficou definido o slogan a ser divulgado junto com a logo.
De acordo com o criador da arte, Giovane Matos, a identidade visual foi criada a partir das referências históricas da Inspetoria de Campo Grande. “A proposta é uma logo moderna, que nos recorde o passado e nos remeta a memória das origens salesianas”, explicou o publicitário.
Neste contexto, a cor azul predominante representa a água, por onde os primeiros missionários salesianos chegaram a Cuiabá. O número 130 com uma imagem histórica de Dom Bosco dentro do algarismo zero significa dizer que tudo o que foi feito nestas terras brasileiras durante os 130 anos se baseia nos princípios, valores e diretrizes deixados por São João Bosco.
A coloração em “degradé” de azul para vermelho lembra a devoção salesiana ao Sagrado Coração de Jesus, bem como o sangue dos mártires salesianos que foi derramado durante o processo de evangelização, ardorosamente abraçado pelos primeiros missionários.
A palavra “Anos” que indica a unidade de tempo contado foi deixada em segundo plano para dar destaque ao slogan “Do coração de Dom Bosco, por amor à juventude”, para indicar que o tempo tem menor significado em comparação à proposta da vida de cada salesiano, nascida no coração de Dom Bosco, motivada pelo amor à juventude.
O publicitário, que criou a logo e o slogan em parceria com a equipe inspetorial de comunicação, explica ainda que o slogan tem a função de resumir o motivo da celebração. “O slogan sintetiza a essência da instituição e a razão pela qual ela continua a fazer a diferença na vida de tantos jovens. Recorda que a Missão Salesiana de Mato Grosso não iniciou no ano de 1894, mas muito antes, a partir de um desejo do coração de São João Bosco, concretizado nestes 130 anos de missão“, finalizou.