Em 2024, a Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT) completa 130 anos de atuação nas regiões centro oeste e sudeste brasileira. Os primeiros salesianos chegaram à Cuiabá, no Mato Grosso, em 16/06/1894.
Anos depois, na década de 40, chegaram também ao Oeste do Estado de São Paulo. Em Lins, a Missão Salesiana de Mato Grosso se instalou em janeiro de 1942, com trabalho educativo e pastoral, assumindo uma presença educativa e paroquial, onde funcionava o “Colégio Diocesano de Lins”, a “Faculdade do Comércio” e a “Paróquia de São João Bosco”.
No ano de 1949, os salesianos chegaram à cidade de Araçatuba, com o intuito de expandir sua ação educativa e pastoral, aos adolescentes e jovens desta cidade e da região.
Na década de 1970, com a abertura de Escolas Estaduais pelo interior Paulista, e consequente crise dos internatos, os Salesianos de Lins, tendo como diretor o Pe. Ariento Domenici, iniciaram a criação de cursos superiores, com a proposta de criação dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia. O MEC autorizou os primeiros cursos em janeiro de 1972, com a Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis de Lins, credenciada pelo Decreto Federal nº. 70.166 de 18/02/1972, e a Faculdade de Educação Física de Lins, credenciada pelo Decreto Federal nº. 70.193 de 24/02/1972, conhecida como Faculdades Salesianas de Lins.
Na cidade de Araçatuba, o Ensino Superior Salesiano teve seu início em 1974, com a criação da Faculdade de Ciências Contábeis e Atuariais da Alta Noroeste – FACCA, credenciada pelo Decreto Federal nº. 74.305 de 22/07/1974. Posteriormente foi criada a Faculdade de Tecnologia da Alta Noroeste, credenciada pelo Decreto Federal s/n de 19/02/1993, e as Faculdades de Ciências da Saúde da Alta Noroeste, credenciada pela Portaria nº. 3.452 de 19/11/2003 e de Ciências Sociais Aplicadas da Alta Noroeste, credenciada pela Portaria nº. 1.897 de 15/07/2003.
Em 1976, o Pe. Carlos Del Torchio, iniciou o processo junto ao Conselho Federal de Educação, para a criação da Faculdade de Saúde de Lins. Os cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional tiveram seus projetos aprovados (18/12/1980) e vinculados à Faculdade de Educação Física, em funcionamento desde 1972. Desde 1996, são iniciados diversos cursos de pós-graduação ‘Lato Sensu’.
Em Araçatuba, no ano de 1993, foi instalada a Faculdade de Tecnologia da Alta Noroeste, com o Curso de Tecnologia em Processamento de Dados.
Em 2001 foi criado o Curso de Engenharia com habilitação em Telecomunicações e em 2002 dois novos Programas: Engenharia com habilitação em Mecatrônica e Engenharia com habilitação da Computação.
Com a criação destes novos cursos superiores na cidade de Araçatuba, as Faculdades assumiram uma nova denominação (nome fantasia): Faculdades Católicas Salesianas (FCS).
Em janeiro de 2001, as Faculdades Católicas Salesianas (FCS) lançaram novos Cursos: Direito, Administração, Publicidade, Turismo, Enfermagem e Fisioterapia.
Ainda em 2001 foi criado o Curso de Engenharia com Habilitação em Telecomunicações.
Em outubro de 2003, as Faculdades Católicas Salesianas assumiram a Universidade Aberta da Terceira Idade, mudando o seu nome para Universidade Aberta da Melhor Idade (UNA), com sede própria, no centro de Araçatuba, facilitando o acesso de idosos e seus familiares. A UNA trabalha para acolher pessoas com idade igual ou superior a 40 anos, com o objetivo de prestar atendimento e socialização, além de oferecer ocupações que proporcionem aprendizado e integração, contribuindo para o desenvolvimento da cidadania e inclusão. Os cursos oferecidos são: Canto Coral, Trabalhos Manuais, Ioga, Ginástica Terapêutica Chinesa (Tai Chi Chuan), Ginástica Rítmica com Música, Espanhol e Dança Recreativa.
Em 2004 foi inaugurado, no mesmo espaço onde se encontra a UNA, o prédio das Clínicas de Enfermagem e Fisioterapia.
A FCS inicia em 2005 a construção de um novo Campus Universitário, na Rodovia Teotônio Vilela, importante ligação entre os municípios de Araçatuba e Birigui. A inauguração do novo espaço para acolher os acadêmicos deu-se em fevereiro de 2006.
Em agosto de 2005, foi credenciado o Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, integrando a Faculdade Salesiana de Lins, a Faculdade Católica de Araçatuba e a Faculdade Auxilium de Filosofia e Letras de Lins (FAL). A publicação da Portaria Ministerial deu-se no D.O.U sob o número 2.701, em 02/08/2005, tendo sua sede em Lins e Campus em Araçatuba.
Atualmente no campus do UniSALESIANO de Araçatuba, funcionam 21 cursos de graduação e diversas Pós-Graduações e 1 programa de doutorado da área da saúde.
A presença Salesiana em Lins, teve seu início em janeiro de 1942, a convite do Bispo Salesiano Dom Henrique César Fernandes Mourão, na época Bispo Diocesano de Cafelândia. Este insigne Bispo, dileto filho de Dom Bosco, tendo sempre a preocupação com a Educação, havia fundado na cidade de Lins o Colégio Diocesano (1939), onde funcionavam a Educação Básica e a Escola do Comércio.
A Missão Salesiana de Mato Grosso assumiu esta presença educativa e atuou até 1969 como Escola-Internato. Esta modalidade prosperou e atendeu a demanda da região até outros Estados como Paraná e Mato Grosso.
O período de 1966 a 1975 foi marcado pela derrocada econômica, decorrente de condições climáticas (grande geada) e da crise do café, quando a Região de Lins amargou um longo período de crise.
Em 1969, o Salesiano de Lins, tendo como diretor o Pe Ariento Domenici, procuraram atender as atividades locais ocasionadas pelas buscas de novos paradigmas, decorrentes das novas demandas sociais, levaram adiante a ideia da criação de Cursos Superiores com a proposta de instalação de Cursos de Administração, Ciências Contábeis e Educação Física.
O então Ministro da Educação e Cultura, Jarbas Passarinho, em visita a Lins, foi convidado pelo Pe Ariento para conhecer o Colégio Salesiano, que o deixou muito entusiasmado e prometeu agilidade no processo de criação dos futuros Cursos Superiores.
Em 10 de janeiro de 1972, houve a aprovação das “Faculdades de Ciências Administrativas e Contábeis de Lins” – FACAC e no dia 27 de janeiro do mesmo ano à aprovação da “Faculdade de Educação Física de Lins” – FEFIL.
No ano de 1976, o Pe Carlos Del Torchio iniciou processo junto ao Conselho Federal de Educação, para a criação da Faculdade de Saúde de Lins, com os cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Os cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional tiveram seus projetos aprovados e vinculados à Faculdade de Educação Física de Lins. O processo foi distribuído ao Conselheiro Dom Serafim Fernandes de Araújo e aprovados em 18 de dezembro de 1980. Em 15 de maio de 1985 foram reconhecidos pelo MEC.
Com a mudança de Mantenedora da Faculdade de Filosofia Ciência e Letras – FAL (2004), para a Missão Salesiana de Mato Grosso, foram integrados os cursos de Pedagogia e Psicologia, além dos outros diversos cursos de formação pedagógica.
A partir do ano 1996 são oferecidos cursos Lato Sensu nas diversas áreas de conhecimento. Com o credenciamento do UniSALESIANO, novos Cursos Superiores foram ofertados na sede: Enfermagem, Direito, Engenharia Agronômica, Estética, Biomedicina, Nutrição, Pedagogia, Publicidade e Propaganda. Atualmente na sede do Centro Universitário em Lins, funcionam 13 cursos de graduação.
O Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), as Irmãs Salesianas, chegaram em Lins em 1942 e assumiram a já existente “Escola Normal Nossa Senhora Auxiliadora”, que em 24 de março de 1957 daria lugar à fundação da Faculdade Auxilium de Filosofia, Ciências e Letras de Lins- FAL.
O primeiro Diretor foi Monsenhor Luiz Gonzaga Pasetto, responsável pelo funcionamento dos cursos de Pedagogia e Letras, autorizados em 1956. Logo em seguida foram estabelecidos os cursos de Geografia e História (1962) e posteriormente os cursos de Desenho e Artes (1977), Biologia, Química, Física e Matemática (1979), Filosofia (1993), Formação de Psicólogos (2001) e o Programa Especial de Formação Pedagógica para Docentes do Ensino Fundamental e Médio e Educação Profissional em Nível Médio (Res. CNE/CP 02 de junho de 1997).
É de se ressaltar, também, que desde o seu primeiro ano de existência a faculdade assumiu a vocação de realizar trabalhos voluntários junto à Comunidade Linense. A primeira iniciativa surgiu de um grupo de alunos de pedagogia, que percebendo as necessidades sociais do Bairro Ribeiro, fundaram o Centro de Estudo do Menor, posteriormente transformado no atual Centro de Estudo do Menor e de Integração à Comunidade – CEMIC. O objetivo deste Centro de Estudos, é o atendimento nutricional e o encaminhamento educativo de crianças e jovens empobrecidos da cidade.
Juntamente com outras Organizações Assistenciais da cidade e do poder público, a FAL desenvolveu diversas ações para responder as demandas infantojuvenís carentes, sobretudo, através da Pastoral da Criança.
A criação do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO, foi proposta pelo Pe Afonso de Castro, em 1988, na época Diretor das Faculdades Salesianas da Lins. Tal proposta originou-se pela necessidade de ampliação e desenvolvimento das atividades acadêmicas. A utilização dos recursos administrativos, humanos e estruturais, além da sinergia e da união de três Instituições sólidas, motivaram a proposta de levar adiante a criação de um Centro Universitário.
Na manhã do dia 7 de julho de 2005, representantes das Faculdades Salesianas do Oeste Paulista, participaram em Brasília (DF) da Reunião mensal do CNE (Conselho Nacional de Educação), onde foi relatada pela conselheira Prof. Dr.ª. Anaci Bispo Paim, o processo de criação e aprovação do UniSALESIANO.
No dia 02 de agosto de 2005, o Diário Oficial da União publicava a Portaria 2.701, do Ministério da Educação e Cultura (MEC), que credenciava o Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO, unindo as Faculdades Católicas Salesianas de Araçatuba, as Faculdades Salesianas de Lins e Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Auxilium de Lins. Desde esta data histórica para a educação superior Salesiana no Oeste Paulista, o novo centro universitário apresentou significativo crescimento.
Portanto, o UniSALESIANO nasce com uma história já percorrida e com a vocação de integrar e qualificar sempre mais a Educação Superior na Região. Sua Missão Institucional explicita tal vocação: “Contribuir na formação Ética, Cristã e Salesiana de cidadãos, através da produção e difusão do conhecimento e da cultura.”. Isso se expressa também na afirmação de Dom Bosco: “Formar bons cristãos, honestos cidadãos e profissionais competentes”.
Atualmente (2022), o UniSALESIANO oferece 34 cursos superiores e tem aproximadamente cinco mil alunos nos dois campi, entre cursos de graduação e pós-graduação.
Em 2015, o UniSALESIANO obteve do MEC, como nota de Recredenciamento, o conceito 4.
No ano de 2019, entre os dias 25-27 de junho, a Comissão de Recredenciamento do MEC visita o UniSALESIANO, concedendo conceito máximo na avaliação, ou seja, nota 5. Em 12 de abril de 2021 no Diário Oficial da União – DOU, seção 1, p. 76, foi publicado o Recredenciamento do UniSALESIANO pelo período de 5 anos.
Desde 2020, o UniSALESIANO tem enfrentado a Pandemia do Covid-19 como processo de reinvenção educacional. Destaca-se neste período, a implantação do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA em todos os cursos de graduação, garantindo a continuidade educacional e a relação professor aluno. O UniSALESIANO neste desafiante momento da Pandemia, capacita através do curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” em “Tecnologias para Educação a Distância”, todo seu corpo docente. Com a Pandemia, a Educação absorveu inúmeras ferramentas para continuar a sua Missão. Diante deste cenário o UniSALESIANO inicia a oferta dos Cursos Presenciais, no formato hibrido, assim como a abertura de novos cursos EaD.