Bolsas e Financiamento

CredIES da Fundacred (www.fundacred.org.br)

Por ser uma fundação sem fins lucrativos, consegue oferecer as melhores condições de crédito educacional para o ingresso de alunos no ensino superior. O CredIES é uma alternativa alinhada com a realidade dos estudantes brasileiros e da necessidade de democratização do acesso ao ensino.

Como Funciona o CredIES

O estudante paga apenas parte da mensalidade à instituição, enquanto estuda. A restituição inicia após a data prevista para a formatura, e é feita diretamente à Fundacred.

O pagamento de quem já concluiu o curso oportuniza a oferta de crédito para novos estudantes que estão ingressando, formando um ciclo constante e autossustentável.

 

FIES (sisfiesportal.mec.gov.br)

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar prioritariamente estudantes de cursos de graduação.

O FIES é operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. Todas as operações de adesão das instituições de ensino, bem como de inscrição dos estudantes, são realizadas pela Internet, no site sisfiesportal.mec.gov.br.

 

ProUni (prouniportal.mec.gov.br)

O Programa Universidade para Todos, do Governo Federal, destina-se à concessão de bolsas de estudo integrais e parciais para cursos de graduação. Para concorrer a uma bolsa de estudo PROUNI, o candidato deve:

Obrigatoriamente, ter prestado o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio; no ano anterior.

Enquadrar-se em até 1,5 salário mínimo de renda per capita do grupo familiar para a bolsa integral, ou até 3 salários mínimos para a bolsa parcial.

Atender a pelo menos uma das condições estabelecidas pelo MEC: ter cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública ou em instituição privada com bolsa integral; ser portador de deficiência, nos termos da lei; atuar como professor da educação básica, conforme regulamentado pelo MEC.

 

Bolsa Escola da Família

O Escola da Família proporciona a formação de universitários em todo o Estado de São Paulo através de uma bolsa universitária. Os estudantes que trabalham aos finais de semana nas escolas frequentam, gratuitamente, a universidade (50% do valor da mensalidade é pago pela própria universidade e os outros 50% são pagos pelo Governo do Estado).

Para maiores informações, acesse o site: escoladafamilia.fde.sp.gov.br

 

Bolsa Social

Programa de auxílio concedido semestralmente aos acadêmicos que tenham recursos comprovadamente escassos, para os quais são distribuídos percentuais de descontos através de investimentos oriundos da própria Instituição. O fato de o acadêmico ter realizado a inscrição neste programa não lhe garante o benefício da bolsa. A prioridade na concessão das bolsas será sempre para os acadêmicos em situação familiar de maior vulnerabilidade socioeconômica.

Download:

Instruções Normativas - Bolsa de Estudos Medicina Baixar